segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Ainda que a figueira não floresça...

“Escreva: O ímpio está envaidecido; seus desejos não são bons; mas o justo viverá pela sua fidelidade” (Habacuque 2.4).

Habacuque não agüentava mais tanta injustiça e violência no meio do seu povo. Muitos dos seus conterrâneos só faziam o que era mal. E ele vivia em Judá, o povo que devia agir como o povo de Deus. Por isso ele orou se queixando de tanta maldade (Hc 1.3). E a resposta divina foi imediata: “Estou trazendo os babilônios, nação cruel e impetuosa” (Hc 1.6a). Deus anunciou ao profeta que estava trazendo o castigo por causa de tanta maldade no meio de seu povo. Ele queria justiça? Então os babilônios viriam para trazer castigo e destruição.

Mas essa não era bem a resposta que Habacuque queria ouvir. Como Deus poderia suportar ver uma nação ainda mais ímpia castigando o seu povo? (Hc 2.13). E Deus respondeu dizendo que sabia o que estava fazendo. O dia do castigo para os babilônios também chegaria. Enquanto isso, ele esperava dos seus filhos fidelidade. Aqueles que permanecessem fiéis, ainda que tivessem que enfrentar dias difíceis com a chegada dos babilônios, seriam salvos.
Ao ouvir isso, Habacuque agiu como Deus esperava. Submeteu-se à sua santa vontade e declarou numa das mais bonitas passagens bíblicas que mesmo que um dia tudo saísse errado, ele ainda assim se alegraria no Senhor, no Deus da sua salvação (Hc 3.17,18).

Você tem conseguido se alegrar na salvação que Deus te dá apesar das dificuldades momentâneas? Alegria é fruto do Espírito (Gl 5.22). Confie em Deus e você viverá!

Que Deus te abençoe e guarde!

Nenhum comentário: