sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Passando pelo Vale

"Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem" (Salmo 23.4).


Esse texto faz parte daquele que talvez seja o salmo mais famoso de todos, o 23. Saber que o Senhor é nosso pastor e que nada nos faltará é muito confortador. Saber que a bondade e a fidelidade irão nos acompanhar todos os dias de nossa vida é maravilhoso. Agora, andar por um vale de trevas e morte não parece muito sedutor. Vamos ser francos, mesmo sabendo que o Senhor estará conosco, passar por uma dificuldade não é o sonho de ninguém.

Mas o fato é que esse vale existe e talvez com mais frequência do que gostaríamos nos vemos andando no meio dele. Seja por causa de uma doença, desemprego, desilusão ou outro motivo qualquer, lá estamos nós de novo no meio do maldito vale.

Mas porque o salmista parece tão confiante? De onde vem tanta segurança para afirmar que não haverá temor, medo, mesmo quando as coisas saem errado?

Penso que o amor é a resposta. Amor que se manifesta justamente na presença de Deus. A companhia divina não pode ser desprezada nunca, porque ela é um gesto de amor de um Deus que é perfeito. E sabe o que acontece quando amor e prefeição se juntam? O medo vai embora. Porque "no amor não há medo; ao contrário o PERFEITO AMOR EXPULSA O MEDO"(1 João 4.18a).

É verdade, porém, que a presença de Deus nem sempre é percebida. Na realidade, na grande maioria das vezes não o é. Mas acontece que não precisamos VER ou SENTIR que Deus está ao nosso lado para SABER que ele está. Isso se chama fé, a certeza daquilo que esperamos, a prova das coisas que não vemos (Hebreus 1.1). Jesus disse: "E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos" (Mateus 28.20b). Se ele disse isso, então podemos acreditar. Mesmo quando não percebemos, ou não sentimos, ou não vemos, ele está conosco porque disse que estaria. Nisso eu creio. E você?

Que Deus te abençoe e guarde!

2 comentários:

Marcelo Jaccoud da Costa disse...

Fala aí meu irmão blogueiro, parabéns. Visitarei toda semana. Já está na minha lista de feeds.

Um grande abraço e que Deus te abençoe!

Anônimo disse...

Grande Pr. Markinhos!!

Essa foi a minha segunda visita ao seu blog, muito boa essa mensagem... é muito bom você ter uma mensagem dessas para compartilhar conosco e de um jeito que todos possam ver!!

Que Deus continue te abençando, e te dando sabedoria!!

Um forte abraço do seu amigo e brother... Helton'

Ae... Se LiGa Só CRISTO SaLvA! MDP'